Quando a minha idade começa a ser um problema para mim
- Ser Conteúdo Estratégico
- 19 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
Hoje o assunto é sobre RESERVA OVARIANA. Muitas mulheres se preocupam muito com a chegada dos 35 e a falta de parceiros na vida para ter um filho em um certo momento da vida.
A Reserva Ovariana é: Digamos que é o estoque de óvulos da mulher!!!
Quando as meninas nascem, elas já possuem em sua reserva ovariana todos os óvulos que irão liberar ao longo da vida.
Estima-se que o número varie entre 1 e 2 milhões, que vai diminuindo ao longo da vida. Essa perda é tão acentuada que no início da adolescência a mulher tem uma reserva de 300 a 500 mil folículos.
Esse é um processo natural e que não pode ser impedido, mesmo a mulher que utiliza contraceptivos, as gestantes... A todo momento a mulher perde seus óvulos! No momento em que ela atinge os 40 anos, seu estoque já encontra se em número e a qualidade bastante reduzidos. É por este e outros motivos que a fertilidade declina principalmente após os 35 anos.
Graças a Deus, com o avanço da medicina, hoje se proporciona uma oportunidade de sabermos como está a situação da reserva ovariana através de dosagens hormonais como a dosagem de HAM (hormônio antimulleriano) e por ultrassonografia coma CFA (contagem de folículos antrais).
Então se a mulher encontra se próximo aos 35 anos e não tiver perspectivas de gravidez, existe a possibilidade de congelamento de óvulos. E você? Já realizou algum exame para avaliar sua reserva ovariana?
Conversa com seu ginecologista!!! Informe se sobre sua reserva ovariana!

Comments