Hipertensão crônica e pré-eclâmpsia
- Ser Conteúdo Estratégico
- 24 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Você sabia que a hipertensão gestacional se desenvolve na 20º semana de gestação?
Existem dois tipos:
- Hipertensão crônica: já estava presente antes da gravidez ou se desenvolve antes da 20ª semana de gestação. Se a hipertensão persiste por mais de seis semanas após o parto, também é considerada hipertensão crônica.
- Pré-eclâmpsia: hipertensão que ocorre exclusivamente na gravidez. É mais comum em mulheres na primeira gestação e depois da 20ª semana. Pode causar danos aos órgãos da mulher e evoluir para eclâmpsia (convulsão). É o tipo de hipertensão na gravidez que mais ameaça a mãe e seu feto, especialmente quando ocorre junto com a hipertensão crônica.
Esse assunto assusta, mas existem formas da gestante diminuir os riscos de passar por esses episódios:
- Fazendo o acompanhamento correto e pré natal com a obstetra; - Tomando os medicamentos corretos QUE SOMENTE O MÉDICO PODE PRESCREVER; - Reduzindo o consumo de sal; - Praticando exercícios físicos moderados; - Evitando certos vícios – álcool, tabaco.
Se você tem pressão alta e está pensando em ter um bebê, converse primeiro com seu médico. Ele poderá orientar sobre mudanças no seu tratamento que podem ser necessárias antes de engravidar.

Kommentarer